Na coluna Metro Quadrado desta terça-feira (07), Ricardo Reis orienta os síndicos sobre as manutenções e a importância dos sistemas de registro e controle dentro dos condomínios. Segundo o colunista, a manutenção é o pilar central para garantir a segurança, valorização e bem-estar.


SAIBA MAIS


Manutenção preventiva e corretiva

De acordo com Ricardo Reis, as manutenções preventivas são ações planejadas com datas e prazos definidos para evitar que problemas aconteçam, como, por exemplo, revisão periódica de elevadores, limpeza das caixas d’água, verificação dos sistemas elétricos, entre outros.

Ele ainda explica que o investimento para esse tipo de manutenção se baseia em uma economia a longo prazo, tendo como resultado maior segurança para os moradores e conformidade com as normas e leis.

Já as manutenções corretivas, segundo o colunista, são os gastos utilizados para reparar ou consertar problemas que aconteceram inesperadamente, como elevadores que pararam de funcionar, vazamento de cano, portão que não abre e outros problemas. De acordo com Ricardo Reis, a corretiva geralmente é mais cara, urgente e pode causar transtornos aos condomínios durante o período de concerto.

Registro de controle

Além disso, o colunista comenta que após as manutenções realizadas, é preciso registrá-las, seja em planilhas, softwares de gestão condominial ou em livros de registro, sendo assim um sistema de controle para os condomínios.

Ele finaliza dizendo que manter esses dados sempre atualizados é crucial, já que os registros garantem transparência na gestão, facilitam o planejamento orçamentário futuro, além de servir como prova em caso de necessidade.

Ouça a coluna completa