Alguns produtos brasileiros entraram na taxação imposta pelo governo dos Estados Unidos. A medida equivale a um aumento de 40%, passando de 10% para 50%, sobre os preços pagos pelos importadores dos Estados Unidos sobre produtos comprados do Brasil.
Na coluna CBN Economia e Finanças desta segunda-feira (04), o colunista da CBN Pio Martins falou sobre os efeitos que acontecem a partir desse momento.
SAIBA MAIS
- BRDE anuncia crédito emergencial para empresas afetadas por tarifa dos EUA
- “Ainda é hora de negociação”, diz especialista em estratégia internacional sobre impacto do tarifaço nas exportações paranaenses
- Empresas paranaenses afetadas por tarifaço dos EUA devem buscar BRDE e Fomento, orienta secretário da Fazenda
Efeitos
Martins mostra que o primeiro efeito que deve ocorrer é a redução das compras de produtos brasileiros pelos consumidores norte-americanos.
Em um segundo momento, os exportadores brasileiros seriam forçados a baixar os preços para compensar o novo tributo sobre suas vendas para aquele mercado, como mostra o colunista.
Já em um terceiro efeito, os produtos nacionais seriam induzidos a diminuir os preços de vendas no mercado brasileiro pelo aumento da oferta interna do produto que não conseguirem exportar.








