A Polícia Federal e o Núcleo de São Paulo do GAECO (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público) deflagraram nesta segunda-feira (24) a Operação Hammare contra uma quadrilha com atuação em diversos estados, entre eles o Paraná.

Especializado em roubos de cargas e caminhões, desmanche, receptação e lavagem de dinheiro, o bando é alvo de 17 mandados de prisão temporária e 24 de busca e apreensão aqui no Paraná e também em São Paulo, Rondônia e Rio Grande do Sul.

Segundo a PF, foi determinado ainda o sequestro de bens e valores ligados à quadrilha num total de R$ 70 milhões de reais. Dentre os hábitos dos líderes da organização criminosa, conforme apuração policial, estava a compra de carros de luxo, lanchas e imóveis de alto padrão.

Iniciadas em 2023, as investigações apontaram ação de modo estruturado: o bando contava com três grupos internos especializados, dedicados isoladamente à atuação criminosa em roubos, em desmanches e na receptação – inclusive encomendando o roubo de veículos específicos, com informação sobre o tipo e o modelo desejado para desmanche e posterior revenda de peças e motores.

De acordo com as investigações, só o braço dedicado aos roubos seria responsável por pelo menos 50 crimes identificados entre 2021 e 2024.

*Com informações da Comunicação Social da Polícia Federal.