O Paraná Clube foi punido pela 1ª Comissão Disciplinar do Tribunal de Justiça Desportiva do Paraná (TJD-PR), nesta segunda-feira (21), com a perda de oito mandos de campo devido a invasão de torcedores ao gramado da Vila Capanema, no dia 26 de fevereiro. Alguns destes torcedores agrediram jogadores durante o jogo que marcou a queda do tricolor para a segunda divisão do Campeonato Paranaense: a derrota para o União, de Francisco Beltrão, por 3 a 1. Além da perda de mandos, foi aplicada multa de R$ 15 mil.

A pena terá que ser cumprida em 2023, na segunda divisão, mas cabe recurso ao Pleno do TJD e também ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Por enquanto, o Paraná corre risco não jogar nenhuma vez na Vila Capanema em 2023. Pela fórmula atual da segunda divisão, um time pode atuar sete vezes em casa, no máximo. E, se não conseguir acesso no Campeonato Brasileiro, da Série D para a Série C, o time paranista não terá outra competição no próximo ano.

Pelo regulamento geral de competições da Federação Paranaense de Futebol (FPF), quem perde mando de campo precisa indicar outra cidade como local de jogo, a 100km de distância da sede.