Três estudantes aprovados no vestibular de medicina da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) foram substituídos da classificação oficial divulgada nesta semana pela instituição por um erro no lançamento das notas de redação.
O erro foi identificado na quarta-feira (24), mas só teve a divulgação nesta quinta-feira (25).
Conforme a PUCPR, a alteração das notas atingiu dois candidatos de Curitiba e um de Londrina, no norte do estado.
Ao todo, foram oferecidas 72 vagas para o curso de Medicina na capital paranaense e 36 vagas no interior.
Por meio de nota, a Pontifícia Universidade Católica disse que lamenta profundamente o ocorrido e que fez a comunicação aos candidatos substituídos logo após a identificação do erro.
Ainda segundo a nota, esses candidatos seguem no processo seletivo na lista de espera para as próximas chamadas.
De acordo com a PUCPR, o Núcleo de Processos Seletivos (NPS) agiu rapidamente e está em constante aperfeiçoamento para reforçar os procedimentos internos de segurança e qualidade do trabalho.
Erro na UFPR
A substituição de estudantes aprovados em vestibulares este ano também aconteceu na Universidade Federal do Paraná (UFPR), em setembro.
Na ocasião, 31 aprovados no vestibular foram substituídos após a identificação de um erro no processamento das notas da redação.
Segundo a UFPR, a falha não contabilizou os ajustes nas notas de produção de texto após candidatos solicitarem recurso para uma nova correção.
Ao todo, foram substituídos 21 estudantes do curso de Medicina, em Curitiba, quatro no curso de Medicina, em Toledo, dois no curso de Direito, e um estudante nos cursos de Odontologia, Fisioterapia, Biomedicina e Medicina Veterinária.
Alguns estudantes ingressaram com uma ação na Justiça Federal contra a instituição solicitando a suspensão do pleito, mas as notas foram mantidas e os candidatos substituídos.