Acontece neste domingo (21) e no próximo, dia 28 de novembro, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021.
No Paraná 134.605 pessoas se inscreveram para a realização das provas. Destes 4.777 participarão da versão digital do Enem. Em todo o país, mais de 3 milhões de pessoas realizarão as provas.
Serão 80 locais de prova no Paraná, distribuídos em 23 cidades.
O Cartão de Confirmação de Inscrição do Enem está disponível na página do participante. O documento informa número de inscrição, data, horário e local da prova. Também apresenta orientações para a realização do exame, e como o participante deve ser tratado pelo nome social ou se precisa de atendimento especializado, caso a solicitação tenha sido feita e aprovada.
No início do mês, o Inep alterou alguns locais de prova dos inscritos, por isso é importante conferir estes dados na página do candidato, e imprimir o cartão de confirmação que deve ser apresentado no local de prova.
O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica.
O Enem é uma das formas de ingresso na educação superior no Brasil, através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) ou com o Programa Universidade para Todos (ProUni).
Instituições de ensino públicas e particulares utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são usados como critério único ou complementar dos vestibulares, além de servirem para acesso a auxílios governamentais, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
No Paraná as Universidades Federais e Estaduais que irão utilizar os resultados do Enem para os vestibulares que serão realizados são o Instituto Federal do Paraná, Universidade Federal da Fronteira, Unila, Universidade Estadual de Londrina, Universidade Federal do Paraná, Unioeste, Universidade Estadual do Norte do Paraná, Unicentro, UTFPR e a Universidade Estadual de Ponta Grossa.
Na capital 27.912 interessados em ingressar no ensino superior farão a prova impressa e outros 3.041 a prova digital.
Gabriel Caldin de 20 anos está se preparando para o Enem há bastante tempo. Ele conta que além das aulas está resolvendo exercícios aplicados em anos anteriores na prova.
A Laís Gomes de 19 anos diz que achou que fosse ficar mais nervosa com a proximidade da prova, mas todas as horas de estudo e preparação desde o início do ano fizeram com que ela ficasse tranquila às vésperas da prova.