As provas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, o Enade, são aplicadas neste domingo. Em Curitiba, houve aumento na movimentação no trânsito no entorno dos principais locais de prova durante o fim da manhã e o começo da tarde. A URBS também reforçou as linhas de ônibus que passam perto dos pontos de avaliação.

O Enade é um tipo de prova que avalia a qualidade dos cursos de ensino superior de todo o país. Fazem a prova os estudantes que estão nos últimos períodos do curso e vão se formar no fim desse semestre.

Eles são obrigados a fazer o Enade e são avaliados em relação aos conteúdos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e também o nível de atualização com relação à realidade brasileira e mundial.

Mesmo com os portões fechando à uma hora da tarde, a movimentação nos locais de prova de Curitiba começou logo pela manhã.

A estudante Victoria Bubniak decidiu sair cedo de casa para evitar ficar presa no trânsito.

Neste ano as provas foram aplicadas para os cursos de bacharelado das áreas de administração, administração pública, ciências contábeis, ciências econômicas, direito, jornalismo, psicologia, publicidade e propaganda, relações internacionais, secretariado executivo, serviço social, teologia e turismo.

Também foram avaliados os cursos superiores de tecnologia das áreas de comércio exterior, design de interiores, design gráfico, design de moda, gastronomia, gestão comercial, gestão da qualidade, gestão pública, gestão de recursos humanos, gestão financeira, logística, marketing e processos gerenciais.

A estudante Rhanna Viana Sarot também preferiu sair cedo de casa e chegou ao local de prova antes mesmo da abertura dos portões.

A prova é aplicada desde 2004. O Enade integra o chamado Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, composto também pela avaliação de cursos de graduação e por uma avaliação institucional. Juntos eles formam o chamado tripé avaliativo que permite conhecer a qualidade dos cursos e instituições de educação superior brasileiras.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, o Inep, quase 600 mil estudantes concluintes estavam inscritos na prova em todo Brasil, neste ano.