Segundo a Polícia Militar, a maioria dos acionamentos para reclamações são por barulho. Em 2022 foram 160.939 acionamentos por aplicativo por pertubação, a frente de violência doméstica (52.546) e ameaça (31.101).

A secretaria do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg), Valeria Prochmann, explicou que o pedido é para que a Polícia Militar possa aplicar multas.

Geralmente os problemas de pertubação de sossego estão relacionados ao som alto durante a noite, e também barulho de veículos.

A Capitã da Polícia Militar, Carolina Palueto, explicou que a contravenção penal não atende as sanções necessárias para diminuir essas ocorrências.

 

Para um motorista de aplicativo e morador de Curitiba que não quis se identificar, o principal problema onde mora é o barulho de motos com o escapamento irregular.

 

Os barulhos costumam acontecer no período noturno, mas a Tenente Felix, da Ação Integrada de Fiscalização, reforça que não existe horário para a reclamação.

 

Esse abaixo-assinado será encaminhado para o Legislativo. No caso do incômodo por barulho, o registro pode ser feito por meio do APP190 ou pelo telefone 190.

Por: Vinicius Bonato