Neste sábado (25), uma manifestação na Praça Santos Andrade vai marcar um mês da morte do professor Aguinaldo Cavalheiro de Almeida, de 48 anos, conhecido como Guiga. O ato será marcado por um passeio de bicicletas na região do Centro Cívico.
Guiga atuava como professor de Filosofia no Instituto Federal do Paraná e do Colégio Estadual do Paraná. Em março, ele sofreu um assalto em que roubaram sua bicicleta, quando foi agredido e sofreu um traumatismo craniano. Ficou dois meses internado e acabou falecendo em 25 de maio.
Durante o ato, será feita a instalação de uma bicicleta branca em homenagem à Guiga. Quem explica é o cicloativista Fernando Rosenbaum.
Organizada pelo movimento Cicloativismo Curitiba, a manifestação pede maior atenção da Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito e a melhoria da ciclopatrulha.
Guiga era bastante conhecido na cidade e nos movimentos sociais, e usava a bicicleta como seu principal meio de transporte. Lutava pela ocupação do espaço urbano pelas pessoas e seguidamente era visto pelas ruas do centro com sua bicicleta cheia de bandeiras hasteadas.
Serviço:
Pedalada e Instalação de Bike Branca em homenagem ao professor Guiga
Data: 25 de junho, com saída da Praça Santos Andrade
Itinerário:
8:30 – Concentração na Praça Santos Andrade
9h – Saída do pedal
10h – Instalação de Bike Branca na Ciclovia do Rio Belém