A proposta de flexibilização do uso de máscaras em todo estado começou a ser analisada ontem a tarde na Assembleia Legislativa do Paraná e já vai ser votada em segundo turno na sessão de hoje cedo. Pra que isso fosse possível, o projeto do governo recebeu uma atenção especial dos parlamentares, que aceleram o ritmo.

O parecer favorável à proposta do governo que torna mais flexível o uso de máscaras em todo Paraná foi aprovado por unanimidade pelos integrantes da Comissão de Constituição e Justiça, sem ressalvas. A sessão foi rápida, de forma proposital, segundo o presidente da CCJ, Nelson Justus.

Logo em seguida, a proposta passou pela análise da Comissão de Saúde da casa e também recebeu autorização para avançar. O líder do governo, deputado Hussein Bakri, reforçou que o Executivo levou em consideração a queda no número de casos graves e mortes por Covid-19, reflexo da boa cobertura vacinal. Segundo ele, a liberação do uso de máscaras deve se limitar a lugares abertos.

Por decisão pessoal, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano, resolveu incluir o projeto na ordem do dia, surpreendendo pela agilidade.

Segundo ele, a medida vai balizar as ações que serão adotadas nos municípios.