Hoje é Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, um momento de reflexão sobre a importância da presença feminina na pesquisa, os desafios da equidade de gênero no meio acadêmico e as iniciativas que incentivam meninas a seguirem carreiras científicas. No Paraná, elas representam a maioria entre professores e estudantes das universidades estaduais, segundo a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti).
Na Universidade Federal do Paraná (UFPR), há alguns projetos que visam incentivar meninas a ingressarem e permanecerem em áreas cientificas e a fazerem ciência nas escolas, universidades e também na assistência social.
Dentre esses projetos há o Futuras Cientistas e as Rocket Girls: Meninas nas Ciências, projetos financiados pela ITAIPU, CNPQ, CAPES e Fundação Araucária, em parceria com a Secretarias Municipais de Educação e Cultura e de Assistência Social.
Quem coordena esses projetos é a Professora Mara Fernanda Parisoto, do Departamento de Engenharias e Exatas do Setor Palotina da UFPR. Ela conversou com Felipe Harmata.








