Um projeto que oferece aulas de futebol no contraturno para crianças e adolescentes da comunidade Augusta B, na CIC, está sendo ampliado para aumentar a participação das crianças.

A iniciativa faz parte do projeto Sorrisos da Vila, parceria entre a empresa Neodent – que fábrica insumos para o setor odontológico e conta com uma fábrica vizinha à comunidade – e a Prefeitura de Curitiba.

Durante a cerimônia que oficializa a nova etapa do projeto, nesta terça-feira (10), o CEO da Neodent, Matthias Schupp, destacou a importância do projeto social para as crianças.

A iniciativa surgiu com uma primeira reforma da quadra comunitária, na rua Irmã Flora Compostrini. Agora, o espaço está pronto para receber até 100 crianças e jovens de 7 a 15 anos, duas vezes na semana, mas a frequência e o desempenho nos estudos são os principais requisitos para a participação no projeto.

Um dos alunos do projeto é o adolescente Caio Lacour, de 14 anos. Assim como todos os alunos, ele também recebeu uniforme personalizado e um par de chuteiras. Ele lembra que antes da iniciativa a quadra era de areia.

O estudante Denys Leandro Santos Damasceno também participa das aulas de futebol. Ele contou que a iniciativa trouxe melhorias que fazem a diferença no aprendizado.

Além disso, o local conta com um espaço para cursos de capacitação para as comunidades vizinhas às fábricas. A ideia é preparar e apresentar aos jovens o trabalho na produção da empresa, aliando incentivo ao esporte e educação.

Também durante o evento, o prefeito Rafael Greca (PSD), destacou a importância de parcerias público-privadas e descreveu o projeto com uma ação que ajuda a melhorar o futuro.

Além da ampliação e a reforma da quadra, o projeto também vai contar com uma parceria do Maestro da Bola, que atua em diferentes bairros de Curitiba oferecendo atividades gratuidades nas modalidades futebol e futsal para crianças. Assim, as aulas da comunidade contam com treinadores e professores especializados no esporte.