O projeto que fixa o novo piso salarial no Estado do Paraná a partir de 2023 foi aprovado, nesta terça-feira (06), na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Paraná. A matéria recebeu parecer favorável do relator, deputado Marcel Micheletto (PL).

A regra de reajuste salarial do Estado fixada pelo projeto terá vigência até 2026. A proposta determina que os pisos salariais deverão ser reajustados anualmente, sendo aplicados para o período de 1° de janeiro a 31 de dezembro de cada ano. A proposta tramita em regime de urgência.

O texto da matéria determina que o valor será calculado a partir da combinação de dois fatores. Uma fração do piso é corresponde ao valor do salário mínimo nacional, corrigida conforme o índice adotado pelo Governo Federal para o reajuste do salário. Já a diferença entre o valor do piso salarial do Estado do Paraná e o piso salarial nacional, em cada um dos grupos incluídos na politica estadual, será corrigida pelo Índice Nacional de Pregos do Consumidor (INPC) do ano anterior.

De acordo com o governo, a proposta visa instituir a regra para o reajuste do piso salarial no Estado do Paraná e a politica de valorização dos empregados das categorias profissionais enumeradas nos Grandes Grupos 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9 da Classificação Brasileira de Ocupações. O Executivo argumenta, na justificativa do texto, que o piso salarial no Estado é resultado de negociações conjuntas entre as Centrais Sindicais e Federações

Patronais, a partir do trabalho do Conselho Regional do Trabalho e Renda (CETER) e após a realização de sete reuniões tripartites.

Redação com assessoria