O Projeto Meros do Brasil tem um estande destinado à preservação dos meros e da vida marinha no Museu de História Natural Capão da Imbuia, tradicional espaço de zoologia em Curitiba.
Espécie ameaçada de extinção, o mero, nome científico Epinephelus itajara, é um peixe marinho da família Epinephelidae, a mesma de outras grandes garoupas como chernes e badejos. Presente em grande parte da costa brasileira, o mero chega a viver 40 anos e a pesar até 400kg.
Por sua imponência, pelo risco de extinção e importância para o ecossistema marinho, o mero tornou-se em 2002 a primeira espécie de peixe a receber uma moratória específica que estabeleceu a proibição da captura, transporte e comercialização no Brasil. Para promover a conservação dos meros e dos ambientes costeiros-marinhos, o Projeto Meros do Brasil, presente em nove estados do país desde 2018, tem um espaço de visitação interativo em Curitiba, no Museu de História Natural Capão da Imbuia, tradicional espaço de zoologia.
O coordenador do Projeto Meros no Paraná, Matheus Freitas, conversou com a jornalista Andressa Tavares. Ouça!
Sobre o Museu de História Natural Capão da Imbuia
Em funcionamento desde 1963, seu acervo reúne centenárias coleções científicas de insetos, peixes, ectoparasitas, mamíferos, répteis e anfíbios e invertebrados (não insetos), o Museu de História Natural Capão da Imbuia é reconhecido nacionalmente pela qualidade do seu trabalho na área da pesquisa zoológica, abrangendo diferentes grupos de animais.
Suas coleções são de interesse de pesquisadores brasileiros e estrangeiros, tanto para consulta de dados e revisões dos organismos vivos, como para depósito de material zoológico, proveniente de atividades científicas. O Museu também trabalha no estudo das espécies ameaçadas de extinção e no cadastramento das espécies que compõem o ecossistema urbano de Curitiba, tanto terrestre quanto aquático.
SERVIÇO:
Projeto Meros do Brasil no Museu de História Natural Capão da Imbuia
Horário de visitação: terça a domingo das 9h às 16h45
Agendamentos de visitas guiadas para escolas: (41) 3313-5481
Entrada franca
Outras informações em https://www.merosdobrasil.org
Por: Andressa Tavares com Assessoria