O Paraná enviou para a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) uma proposta de reajuste salarial para os professores do magistério estadual que pode chegar a 11,31%. O projeto de lei foi enviado nesta segunda-feira (26).

Esta proposta se soma à nomeação de mais de 3,4 mil profissionais do último concurso público, além da previsão de nomeação de mais 1,1 mil professores em junho deste ano.


SAIBA MAIS

Ao todo, a rede estadual de ensino do Paraná tem 68 mil professores ativos e 40 mil inativos, que também terão vencimentos reajustados. Este reajuste representa um acréscimo de até R$ 500.

Segundo o Governo do Estado o projeto de lei prevê reajustes nominais para os professores que têm jornadas de 20 horas e para os profissionais que trabalham em jornadas de 40 horas, que são as referências.

Os valores serão aplicados para todos os níveis e todas as classes do Quadro Próprio do Magistério (QPM) e para o Quadro Único de Pessoal (QUP), que é mais antigo e será extinto porque os novos profissionais são incorporados ao QPM. O impacto da mudança será de cerca de R$ 456 milhões por ano.

*Com informações da AEN

Por: Matheus Chermont, com supervisão de Joyce Carvalho