Um projeto que leva oficinas de incentivo a leitura para cidades com menos de 20 mil habitantes no interior do Paraná chega a quarta edição agora em 2024. Mais de 13 mil crianças já participaram da iniciativa. A iniciativa tem por objetivo o fomento de ações literárias nas bibliotecas públicas. O projeto conta com intervenção artístico-literário para crianças, com leitura em voz alta e narração e também palestras.

Em abril o projeto passa por Virmond, Candói, Clevelândia, Honório Serpa e Coronel Domingos Soares.

Uma das cidades que recebeu o projeto foi Foz do Jordão, no centro sul do Paraná, é o que explica a professora e diretora de uma escola municipal da cidade, Sonia Mara Pereira.

A iniciativa é comandada pela autora, duas vezes finalista do prêmio Jabuti, Cléo Busatto. Segundo ela, O objetivo é transformar a biblioteca em um espaço vivo e impactar a vida das pessoas por meio da leitura.

Ela conta que o papel dela como escritora não é somente na hora de produzir o livro.

Em 2024 o projeto vai trabalhar com o livro “Dona Antônia e gata Chica em Cadê o toucinho que estava aqui?”, de Cléo Busatto, que incentiva a conexão das crianças com a cultura popular brasileira. Um exemplar do livro vai ser doado para cada uma das 450 bibliotecas públicas do Paraná.