Um projeto desenvolvido pela Associação Nariz Solidário pretende realizar mais de 100 ações gratuitas em dez unidades pertencentes ao SUS de Curitiba e cidades da área neste ano. A proposta tem como ideia promover a arte da palhaçaria junto da saúde e bem-estar e será implementada nos programas de saúde mental da região metropolitana.

Na iniciativa, que tem como nome De Nariz Para Nariz, mais de 10 mil pessoas, como pacientes, familiares e profissionais de saúde deverão ser assistidos. As intervenções serão realizadas por 40 palhaços profissionais e voluntárias, que vão percorrer os Centros de Atendimento Psicossocial (Caps), Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e hospitais fora da capital.

Durante a programação, será realizada ainda a quinta edição do Encontro Nacional para Lideranças de Grupos de Palhaços Voluntários, no segundo semestre deste ano. A ideia é ampliar a qualificação de outros grupos que atuam com esse tipo de arte no país. O projeto também atenderá professores da rede pública de ensino. O cofundador e diretor da associação, Eduardo Roosevelt, falou sobre a iniciativa.

A equipe da ONG também passará por 100 horas de treinamento durante o ano, com capacitações na Língua Brasileira de Sinais e temas ligados à palhaçaria para pessoas que tenham alguma condição social, física e mental específica.

Durante a segunda edição, o projeto conta com o apoio do Fundo Nacional de Cultura, secretaria especial de Cultura e Ministério da Cultura e apoio de empresas e associações parceiras. A associação existe desde 2014 e já atendeu mais de 120 mil pessoas. Para conhecer o projeto, acesse o site www.narizsolidario.org.