No Hemisfério Sul, o Paraná será o primeiro estado das Américas a receber um satélite do renomado Centre Pompidou, museu francês de arte moderna e contemporânea. O projeto arquitetônico da nova unidade, batizada de Centre Pompidou Paraná, foi lançado em Foz do Iguaçu em um evento que contou com a presença do governador Ratinho Junior e do presidente do Centre Pompidou, Laurent Le Bon.
Ratinho Junior disse que, a partir de agora, o projeto será tirado do papel para se tornar um grande espaço de arte e cultura.
A parceria, iniciada em 2021, foi oficialmente firmada em maio deste ano, em Paris. A construção, assinada pelo arquiteto paraguaio Solano Benítez, promete ser uma obra de arte por si só. Vencedor do Leão de Ouro na Bienal de Veneza de 2016, Benítez propôs uma edificação que se integre totalmente à paisagem local. A construção usará tijolos e soluções de baixo impacto ambiental, para valorizar a sustentabilidade e a conexão com a natureza.
Solano Benítez disse que, aos 62 anos, pela primeira vez faz uma obra dessa natureza.
O lançamento do projeto aconteceu durante a primeira ativação do espaço, com a instalação de um pavilhão temporário, que ofereceu oficinas, interações e palestras ao público, além de marcar o início das atividades que terminarão na construção do novo museu.








