O Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR) abre o palco da Quarta Musical para artistas, estudantes e o público geral para a apresentação do projeto Tons Vizinhos. A edição de maio do programa MON na Escola terá como tema a exposição “Extravagâncias”, da artista Joana Vasconcelos, uma das mostras mais visitadas nos últimos meses. Tem também a variada programação da Biblioteca Pública do Paraná e o calendário e a programação do Cinema na Praça, projeto que beneficia cidades pequenas sem sala de exibição.

Confira a programação completa:

Biblioteca Pública do Paraná (BPP)

Jornal Cândido – A 150ª edição do periódico online da Biblioteca Pública do Paraná (BPP) está disponível neste link, com uma reportagem especial sobre os 40 anos da morte do escritor Julio Cortázar e seu vínculo com a capital da Argentina, Buenos Aires. A publicação também traz o terceiro texto da série “Mulheres contra a Ditadura”, uma entrevista com o escritor, jornalista e crítico literário José Castello, e outros conteúdos inéditos.

Festival Inclusão em Cena – No sábado (25), último dia do 3º Festival Inclusão em Cena no Museu Oscar Niemeyer (MON), a Biblioteca Pública do Paraná marca presença com uma programação diversificada e multicultural. O festival tem como objetivo central destacar, discutir e despertar consciências sobre a inclusão das Pessoas com Deficiência (PCDs) na sociedade brasileira.

“As Lavadeiras” – Sexta (24) é o último dia para conhecer a exposição “As Lavadeiras”, com 12 telas que convidam os visitantes a explorar poesias ilustradas, também organizadas em cartões postais do livro-objeto que leva o mesmo nome da mostra. A exposição está localizada na Seção de Belas Artes, no terceiro andar da BPP.

Sábado Lúdico – Encontro para ensino de RPG e board games para iniciantes de 6 a 12 anos. Os encontros acontecem dois sábados por mês no Aquário do Multimeios, em frente a Gibiteca, das 10h às 12h. No mês de maio, a última rodada acontece no dia 25.

Lançamento do livro “Missão” – Lançamento de livro, sessão de autógrafos e bate-papo com a autora Evelin Corrêa. A obra convida o leitor a refletir sobre si mesmo e alguns conceitos da vida, ver a reflexão interna como uma chave para a vida. O evento acontece na segunda-feira (27), das 17h às 19h30, no Hall Térreo da BPP.

Ler Junto, com Guilherme Shibata – Todas as segundas-feiras, às 18h30, acontece o encontro para leitura guiada e discussão com o público sobre os contos da literatura brasileira e mundial. O próximo texto, no dia 27, é o conto “A Dama do Cachorrinho”, de Anton Pavlovitch Tchekhov, no Auditório da BPP.

Cine Pipoca – Sessão de filmes para crianças e adolescentes que acontece sempre na última semana do mês. Em maio, o filme escolhido foi “O Castelo Animado” (2004), do Studio Ghibli, que será exibido no dia 28 (terça-feira), às 14h30, no Auditório da BPP. A entrada é gratuita.

Seção Braille – Sessões com exibição de filmes com audiodescrição para pessoas com deficiência visual.

Títulos disponíveis: 

“Os Olhos do Pianista” – Curta-metragem com audiodescrição e janela de Libras – Duração: 5 minutos – Classificação indicativa: livre.

“Retrovisor” – Curta-metragem com audiodescrição e janela de Libras – Duração: 1h45 – Classificação indicativa: +10 anos.

“Menina da Chuva” – Curta-metragem com audiodescrição e janela de Libras – duração: 6 minutos – classificação indicativa: livre.

Horário: 8h30 às 18h – Segunda a sexta-feira. O agendamento do Cine Inclusivo é feito pelo telefone: (41) 3221-4985.

Museu da Imagem e do Som (MIS-PR)

Quarta Musical – Nesta quarta (29), às 18h, o museu promove uma sessão musical colaborativa e sem ordem de apresentação. O palco estará aberto para todos os músicos e artistas que desejarem compartilhar seus talentos. Entrada livre e gratuita.

As quartas musicais no MIS-PR fazem parte do projeto Tons Vizinhos – parceria entre o museu e a Unespar –, que toda semana leva música de qualidade ao espaço, em apresentações que contemplam diversos ritmos e gêneros.
Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA)

Nilson Sampaio – Especialista em inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista e Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, o artista visual e professor Nilson Sampaio, novo residente artístico do Ateliê Alfredo Andersen, traz para seu período de produção e pesquisa no museu seus alunos dentro do espectro autista que fazem parte do projeto “Ensinando a Voar”, para aulas de desenho e pintura.

Às segundas e sextas, das 14h às 17h, e às quartas das 9h às 12h, o artista estará disponível para breves visitas do público, no ateliê do museu. O encontro pode interessar professores, educadores e outros públicos interessados na arte-educação para neurodivergentes.

Museu Paranaense (MUPA)

Dança e performance – No sábado (25), às 18h, o MUPA recebe os dançarinos Davi Pontes e Wallace Ferreira para a performance “Repertório N.2”, experiência coreográfica que faz pensar a dança como uma autodefesa, entre técnicas desviantes e informais.

Em seguida, às 19h, o pesquisador Miro Spinelli media uma mesa de conversa com os artistas. A entrada é gratuita e a classificação indicativa para maiores de 18 anos. Serão distribuídas senhas por ordem de chegada, na tenda do Museu, uma hora antes da atividade, sujeita à lotação.

Museu Oscar Niemeyer (MON)

MON na Escola – A edição de maio do programa MON na Escola, terá como tema a exposição “Extravagâncias”, da artista Joana Vasconcelos. A atividade acontece na quarta (29), com sessões às 9h30 e às 14h. Interessados podem se inscrever gratuitamente neste link.

O programa é direcionado a professores das redes pública e privada, educadores e estudantes de áreas correlatas. Nesse encontro, os participantes poderão refletir sobre os caminhos e as possibilidades educativas das monumentais obras da artista portuguesa.

35ª Bienal de São Paulo – A mostra “coreografias do impossível” poderá ser vista até domingo (26) nas Salas 1 e 2 do MON. A curadoria de Diane Lima, Grada Kilomba, Hélio Menezes e Manuel Borja‑Villel propõe estratégias para enfrentar os desafios institucionais e curatoriais. Nesse sentido, a mostra explora as complexidades e as urgências do mundo contemporâneo, ao reunir pinturas, fotografias, documentários, vídeos, desenhos e instalações de diferentes materiais.

Centro Cultural Teatro Guaíra

Miniauditório

“Dito” – A peça coloca em perspectiva as narrativas de um pai e um filho e abre uma possibilidade ficcional de diálogo entre eles. Na peça, o ator investiga sua própria trajetória por meio do espelhamento da história de seu pai: as diferenças que os afastam e que os aproximam. A apresentação acontece nas sextas e domingos às 19h e sábados às 20h30, com entrada gratuita e ingressos distribuídos uma hora antes de cada apresentação. Em cartaz até 2 de junho. Apresentações em Libras nos dias 25 de maio e 1º de junho.

“O Medo da Morte das Coisas” – A obra investiga a durabilidade e a necessidade de manutenção das coisas e das relações, acompanhando uma mulher que dança e revela suas memórias em um apartamento antigo que mostra marcas de desgaste do tempo e precisa de cuidados. Ao observar as manchas, o mofo, as rachaduras e vazamentos ela se volta para dentro de si e se confunde com o lugar. Em cartaz até 2 de junho – sextas e domingos às 20h30 e sábados às 20h30. A entrada é gratuita, com ingressos distribuídos uma hora antes de cada apresentação. Apresentações em libras nos dias 25 de maio e 1º de junho.

Teatro José Maria Santos

Rodrigo Simões | Lançamento do Álbum TRE – O violonista, guitarrista, bandolinista e compositor curitibano Rodrigo Simões conquistou o público internacional de jazz. Radicado em Montreal há oito anos, apresenta por aqui o show de lançamento do seu terceiro álbum “TRE” (três em italiano), que explora a diversidade do jazz brasileiro em um estilo alegre. Apresentação sexta-feira (24), às 20h. Ingresso preço único R$ 60 pelo DeuBalada.com

“Rotação” – Inspirados em questões poéticas e contemporâneas acerca de conceitos como profundidade, altura, linha, ângulo, distância, tridimensionalidade, convergências e divergências, o ator Giovanni Venturini e a dançarina Lívea Castro estreiam em Curitiba acompanhados de dezenas de escadas. Entre teatro, dança e performance, cria-se um espaço onde o público faz parte da cena. A estreia é na quinta-feira (30) e segue até dia 16 de junho, de quinta a sábado às 20h e domingos às 19h. Entrada Gratuita. Não será necessária a emissão de ingressos.

*Com informações da AEN
Editado por Lucca Gomes com supervisão de Felipe Harmata