A primeira capacitação do programa de prevenção e combate ao assédio sexual no ambiente de trabalho da Prefeitura de Curitiba aconteceu na manhã desta sexta-feira (10). Participaram chefes de núcleos e apoios das secretarias e áreas de um dos grupos a ser atendido. A capacitação será retomada em fevereiro de 2022, quando também começam as rodas de conversa regionalizadas.

Assédio Sexual não pode fazer parte do trabalho’ é o mote do programa e o título da capacitação, que contou com a palestra de abertura do presidente da Comissão Permanente de Sindicância da Procuradoria-Geral do Município (PGM), José Carlos Nascimento. 

Além da palestra O que é Assédio Sexual no Trabalho, feita pela assessora Gléri Bahia Mangger, da Assessoria de Direitos Humanos/Políticas para as Mulheres, foram apresentados na capacitação os fluxos de atendimento propostos pelo programa cordenado pela PGM. 

Para as vítimas, são disponibilizados dois canais de comunicação para denúncias e pedido de ajuda, com garantia de sigilo: um número de celular com WhatsApp – o (41) 99597-5610 – e o e-mail assediofaleconosco@curitiba.pr.gov.br

O programa

Lançado em novembro deste ano pelo prefeito Rafael Greca, o programa de prevenção e combate ao assédio sexual no ambiente de trabalho é de iniciativa da PGM, por meio da Comissão de Sindicância, em parceria com a Secretaria da Administração e de Gestão de Pessoal, Instituto Municipal de Administração Pública (Imap) e Secretaria Municipal da Comunicação Social.