As Agências do Trabalhador e postos avançados na Região Metropolitana de Curitiba (RMC) deram início ao cadastramento de trabalhadores aptos a receberem benefícios do Cartão Social do Governo do Estado. O programa fornece créditos de transporte coletivo no valor de R$ 242 para pessoas em busca de emprego ou qualificação profissional, por um período limitado.

Para ser elegível, o usuário deve estar registrado no CadÚnico e no Sistema Nacional de Emprego (Sine), além de preencher critérios como baixa renda e idade entre 16 e 64 anos. Os interessados podem se dirigir à Agência do Trabalhador ou posto de atendimento em um dos 20 municípios cobertos pela Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep).

Esses municípios incluem Curitiba, São José dos Pinhais, Pinhais, Araucária e outros. O agendamento prévio no site www.trabalho.pr.gov.br é recomendado para evitar filas. Os créditos concedidos equivalem a 44 passagens no sistema metropolitano, para uso de segunda a sexta-feira, podendo também ser estendidos a alunos matriculados em cursos de qualificação profissional oferecidos pelo governo estadual.

Por: Nasidi Cerqueira com supervisão de Joyce Carvalho