O programa Disque-Denúncia 181 foi acionado mais de 45 mil vezes entre os meses de janeiro e novembro deste ano. Foi o apontou um levantamento divulgado pela Secretaria da Segurança Pública do Paraná (Sesp).
Diariamente, foram registradas cerca de 134 denúncias, seja por telefone ou pelo site. Segundo a Sesp, essas denúncias colaboraram com as força de segurança no combate ao crime organizado e à violência. Por meio das notificações foram efetuadas prisões e também apreensões de drogas e outras substâncias ilícitas.
O saldo divulgado pela Secretaria de Segurança apontou mais de mil prisões e apreensão de duas toneladas de droga, em 11 meses, como destacou o chefe do Centro Integrado de Denúncias 181, major Edivan Fragoso.
Conforme a Sesp, todas as prisões e apreensões iniciaram com denúncias anônimas pelo 181, após a identificação de pontos de tráfico, locais de crimes e localização de pessoas foragidos da Justiça. Entre os entorpecentes apreendidos pela polícia estão dois mil comprimidos de ecstasy e unidades de LSD. Além disso, também foram apreendidas 331 armas de fogo e munições.
Das mais de 45 mil notificações anônimas recebidas pelo Disque-Denúncia 181, em 2022, o tráfico de drogas liderou com cerca de 15.900 registros, o que corresponde a 35% do total de denúncias. Em segundo lugar, com 21%, ficou a ocorrência de maus-tratos contra animais domésticos, com mais de 9.300 notificações. Crimes ambientais totalizaram 11% das denúncias, com quase 4.800 denúncias.
Entre os dez crimes mais notificados estão denúncias de violência contra a pessoa idosa, com 1.270 ocorrências; violência contra a mulher, com quase 900 denúncias; e porte ilegal de arma de fogo, com cerca de 880 registros.
As denúncias podem ser feitas por telefone, basta discar 181 e relatar o fato, ou ainda pela internet, no site Disque-Denúncia. Tanto por telefone como pela internet, é possível manter o sigilo e o anonimato do denunciante.