O Programa de Aprendizagem foi criado a partir de uma lei que garante o direito à profissionalização de jovens e a inclusão no mercado de trabalho, especialmente aos que vivem em situação de vulnerabilidade social.

Somente no Paraná, o programa instituído há 15 anos pelo Centro de Integração Empresa-Escola do Paraná (CIEE-PR), já atendeu mais de 25 mil adolescentes e jovens que foram beneficiados em todo o estado.

O aprendiz, Natanael Young Fonseca Mattei, de 15 anos, falou sobre o curso e a expectativa para começar a trabalhar.

O seminário Educação e Inclusão dos Jovens no Mundo do Trabalho contou com a participação de várias palestrantes, entre elas a do desembargador Ricardo Tadeu Marques da Fonseca, do Tribunal Regional do Trabalho do Paraná, que comentou sobre a importância do programa na queda da evasão escolar.

A gerente da Divisão de Capacitação e Cidadania do CIEE-PR, Simone Paulin, explicou como os jovens podem se candidatar às vagas do programa.

A ex-conselheira do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), Maria Tereza Uille Gomes, comentou sobre a relevância do programa na inserção do jovem no mercado de trabalho.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, falou sobre o direito à educação, que deve ser promovido por toda a sociedade.

Os interessados em participar do Programa de Aprendizagem devem se inscrever no site do CIEE – www.cieepr.org.br