As dúvidas sobre carreira permeiam os jovens na escolha da profissão. E, para mostrar um pouco do universo profissional da indústria, uma iniciativa contempla apresentações e aulas para jovens vulneráveis socialmente em Curitiba.
O programa foi desenvolvido pelo Senai Paraná, em parceria com a Bosch, e leva o nome de “Despertar Profissional para a Indústria”. O objetivo é mostrar de forma leve e divertida como a tecnologia é utilizada hoje no setor industrial.
Com 40 vagas disponíveis, a iniciativa é direcionada para jovens talentos, com idade entre 14 e 21 anos. Cerca de 60% vagas serão destinadas preferencialmente para jovens pertencentes a grupos minoritários, como mulheres, pretos, pardos, indígenas, pessoas de comunidades LGBTQIA+ e pessoas em situação de vulnerabilidade social. As inscrições para a primeira turma podem ser feitas até o dia 14 de abril, na página: sistemafiep.org.br/gratuidade.
As aulas acontecem de 18 abril a 4 de maio, na unidade Boqueirão do Senai Paraná, com turma para o período da manhã, das 8h às 12h e no período da tarde, das 13h15 às 17h15, com aulas ministradas por colaboradores da Bosch que já foram jovens aprendizes na indústria parceira.
O Programa contempla ainda mostra de profissões aplicadas à indústria, aulas práticas envolvendo oficina de robótica e duas visitas técnicas à fábrica da Bosch, em Curitiba, para que os jovens participantes compreendam, na prática, como o conteúdo aprendido é aplicado em um sistema produtivo.
Ao longo de 2023 outras turmas serão realizadas nas unidades CIC, Campus da Indústria e Celso Charuri do Senai Paraná, além de unidades na Região Metropolitana de Curitiba.
Em caso de dúvidas ou dificuldades com o processo de inscrição, o candidato pode entrar em contato pelos telefones WhatsApp (41) 3271-9090 e (41) 3271-9138 ou enviar um e-mail para gestaogratuidade@sistemafiep.org.br.
* Com informações da assessoria