Um professor do curso de direito da Universidade Federal do Paraná utilizou o sistema de inteligência artificial ChatGPT para formular questões e respostas para uma prova que seria aplicado aos alunos. 90% do exame estava com as informações corretas.

A iniciativa de testar a ferramenta no curso foi o advogado e professor de direito, Rodrigo Kanayama. Ele conta que ficou surpreso com a capacidade do bot e percebeu que poderia ser utilizado de forma construtiva dentro dos estudos.

O ChatGPT é um chatbot com inteligência artificial que permite que o usuário converse com o sistema em forma de diálogo. A pessoa pode fazer perguntas variadas, desde física e códigos de programação até pedir uma dica sobre o que fazer no final de semana.

Devido a precisão em respostas acadêmicas e a possibilidade do chat de criar poemas e histórias fictícias, o sistema foi alvo de questionamentos sobre o seu uso no meio profissional e acadêmico.

O advogado acredita que é necessário se adaptar a realidade e utilizar o sistema de forma consciente para que possa auxiliar as pessoas.

Futuramente Rodrigo ainda pretende abrir o espaço para que os alunos também possam usar o ChatGPT.

O aluno do curso de direito, Matheus Campese, foi um dos estudantes que realizou a prova com questões formuladas pelo bot e contou um pouco sobre a experiência.

 

Da forma com que foi construída, a inteligência artificial também consegue interpretar assuntos maliciosos e não incentiva assuntos relacionados a crimes em geral ou que atentem contra a vida de outras pessoas.

O ChatGPT pode ser utilizado de forma gratuita pela internet. Ele consegue entender o Português e para utilizá-lo é necessário apenas realizar um cadastro.