Nos Estados Unidos a Câmara dos Representantes é composta por 435 parlamentares. E esses nomes devem ser escolhidos na próxima terça-feira (8), já que a Constituição americana prevê que sejam realizadas eleições na metade do mandato presidencial. O país prevê ainda a participação de observadores internacionais, que ajudam a garantir a lisura do pleito. Um dos representantes brasileiros, é daqui de Curitiba.

O professor Especialista em Direito Constitucional e Eleitoral, Luiz Gustavo de Andrade integra a Missão Internacional de Observação das Eleições dos Estados Unidos, junto com outros juristas.

O curitibano embarcou nesta sexta-feira (4) para os Estados Unidos. Segundo ele, o grupo vai acompanhar todas as etapas do processo eleitoral, como acontece em outros países.

O especialista destaca que a observação não interfere no resultado final.

O professor retorna dos Estados Unidos no dia 14 de novembro, após a observação da fase inicial das apurações. O grupo irá emitir um relatório a partir do que foi observado, para contribuir com o aperfeiçoamento do processo eleitoral e fortalecer a democracia.