Um mandado de busca e apreensão foi cumprido na casa de um professor universitário, de 57 anos, que mora em um condomínio no município de Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba. Segundo as investigações, o suspeito matou cães a pauladas dentro do condomínio residencial. Além da ordem judicial, também houve a necessidade da imposição de medidas cautelares.

Durante a ação policial, foram apreendidos bastões utilizados no crime e aparelhos celulares que vão ajudar nas investigações.

O delegado Guilherme Dias, titular da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), falou sobre as investigações que levaram à realização da operação que resultou no cumprimento de medidas autorizadas pelo Poder Judiciário.

Conforme o delegado, há indícios de que o investigado caminhava com paus e tonfa, que é uma arma utilizada pelas forças de segurança. Os objetos eram utilizados para matar ou agredir qualquer animal que se aproximasse do professor e de seu cão da raça Akita.

Aos policiais, o suspeito disse que utilizava os bastões para se defender de outros cachorros que vivem no local, inclusive de felinos, que supostamente habitam a região de mata próximo ao condomínio.

Guilherme Dias disse que podem surgir novas denúncias contra o professor universitário, já que os vizinhos tinham medo das ameaças feitas pelo suspeito.

De acordo com a Polícia Civil, o pedido de prisão preventiva foi negado pelo juiz mas o professor vai responder pelo crime de maus-tratos aos animais, com penas que variam de 2 a 5 anos de reclusão. Como são três casos investigados pela Polícia Civil, as penas são somadas e o suspeito pode ser preso.