A produção industrial caiu 1,4% no Paraná no mês de julho, em comparação com o mês de junho. Os dados são da Pesquisa Industrial Mensal do IBGE. O recuo foi de 0,6% a nível nacional.

Segundo análise do IBGE, um dos motivos para a queda é a taxa de juros elevada, o que pressiona a linha de crédito disponível para investimento e recai sobre a cadeia produtiva e as tomadas de decisões por parte dos produtores.

O professor de administração, Sérgio Czajkowski Jr, explica que alguns fatores externos também interferem na decisão do empresariado no país. Por isso, a queda na produção de forma mais isolada em apenas alguns meses não pode ser vista como uma tendência. É preciso analisar a longo prazo.

Em junho a produção recuou 4,3% no Paraná, mas no mês de maio houve um crescimento de 5,4%. Já o acumulado de 12 meses indica um recuo de 4% no estado.

Ele reforça que são diversos os setores envolvidos no índice da Produção Industrial, mas que políticas de inovações são umas das medidas benéficas para o estímulo do setor em termos gerais.

Segundo dados do Sistema Fiep, apenas na indústria de transformação do Paraná, os gêneros de Produtos Alimentares e Veículos Automotores são os setores que mais se destacam. Os produtos industriais são responsáveis por mais de 60% do volume de exportações paranaenses.