O Paraná ficou em segundo lugar no ranking dos estados que apresentaram maior redução na produção industrial, com menos 4,3%, em setembro deste ano. Fica atrás de Santa Catarina que teve queda de 5%. Em São Paulo, maior parque industrial do País, houve uma queda de 3,3%. Os dados são da Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física Regional, divulgados nesta terça-feira (08) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Neste ano a produção industrial no Paraná atingiu o maior patamar em maio, quando o crescimento tinha sido de 3,4%. Em 2021 dezembro foi o melhor mês, quando o índice tinha atingido alta de 8,1%.
De acordo com o superintendente do IBGE no Paraná, Elias Guilherme Ricardo, os setores de alimentos e derivados do petróleo são os que mais sentiram o impacto da redução na produção. O especialista lembra que é preciso um olhar mais atento na economia brasileira para entender os reflexos, principalmente na indústria.
Com menos renda, o paranaense passa a comprar menos e consequentemente isso leva à queda na produção.
Além da alta da inflação, falta de insumos e baixo consumo, a política nacional também interfere no índice.
A produção industrial recuou em 12 dos 15 locais do Brasil pesquisados em setembro quando comparado com agosto. Na média global, a indústria nacional caiu 0,7% em setembro quando comparado com agosto.