A produção de conectividade óptica está recebendo investimentos em todo o país, em especial em Curitiba, a partir da inauguração de uma nova unidade da Furukawa Electric LatAm e mais ações pelo país. A empresa está na capital paranaense desde 1974 e aposta na ampliação na produção nacional de novas tecnologias de fibra óptica, que antes eram produzidas apenas no Japão e nos Estados Unidos.

Chegando aos 50 anos no Brasil, a Furukawa anunciou o investimento de R$ 30 milhões neste segmento. Dentro da atual fábrica da companhia, houve a inauguração de uma linha de produção de cabos com tecnologia de fibras ópticas que é inédita no país por ser caracterizada como cabo mais compacto e flexível que permite mais alta densidade. O produto, chamado de Rollable Ribbon, vai atender principalmente o setor de datacenters, segundo Foad Shaikhzadeh, CEO da Furukawa Electric LatAm, explica mais sobre o mercado.

Outra solução produzida em Curitiba é o InvisiLight, específica para instalação de fibra óptica dentro de imóveis residenciais ou corporativos, que tem como diferenciais a facilidade de instalação e o visual discreto.

Em evento nesta terça-feira (19) para celebrar os 50 anos no Brasil, a empresa também anunciou a inauguração uma nova planta industrial, a Furukawa Industrial Optoeletrônica (FIO), anexa à fábrica atual. A FIO, um empreendimento sustentável, que gera a própria energia elétrica por meio de mais de 700 painéis solares, concentrará a produção de conectividade óptica e soluções de última geração para redes neutras e multisserviços, incluindo 5G e para datacenters.

A cerimônia contou ainda com plantio de cerejeiras, típicas do Japão, na sede da empresa.

Furukawa

Plantio de cerejeiras (Foto: Divulgação)

* Com informações da assessoria de imprensa