A produção audiovisual paranaense vem ganhando cada vez mais destaque no cenário nacional. Isso acontece tanto pela representatividade no mercado publicitário quanto no mercado de entretenimento, por meio de séries e filmes. O segmento tem forte impacto na economia paranaense e do país de maneira geral. O setor do audiovisual contribui com mais de R$ 27 bilhões ao Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.

O Paraná ocupa a quinta posição do país em número de produtoras registradas na Agência Nacional do Cinema (Ancine), segundo Jussara Locatelli, presidente do Sindicato da Indústria Audiovisual do Paraná (SIAPAR).

Ainda é o quarto em quantidade de CPBs (Certificado de Produto Brasileiro – documento concedido à obra audiovisual não-publicitária brasileira) e ocupa a segunda posição nacional em quantidade de CRTs (Certificado de Registro de um título que assegura e autoriza a obra a ser comercializada e veiculada no Brasil).

Ainda de acordo com Jussara, o atual cenário se traduz pela percepção de dois aspectos, incluindo a procura por profissionais para atuação no setor.

A expansão da capacidade produtiva e do alcance de obras brasileiras em um mercado efetivamente global é um desafio que requer uma abordagem ampla e coordenação entre agentes públicos e privados. Este será um dos temas do Inove SIAPAR 2024, promovido pelo Sindicato da Indústria Audiovisual do Paraná – SIAPAR e o Sistema FIEP – Federação das Indústrias do Estado do Paraná, com o apoio institucional do Sebrae/PR no dia 02 de abril no Campus da Indústria, em Curitiba.

A programação terá como foco os novos negócios e oportunidades proporcionados pelas tecnologias e os processos de produção da indústria do audiovisual. Desta forma, o evento é voltado a empresas do ecossistema audiovisual: da produção, que envolve a criação artística e a transformação das ideias iniciais em produtos audiovisuais; passando pela distribuição, que inclui a comercialização da produção e seu acesso aos diversos circuitos exibidores; até a exibição, que reúne tanto o conjunto de salas de cinema quanto os canais de TV, assim como os novos mecanismos de acesso via internet.

Interessados podem se inscrever por meio do link: https://forms.office.com/r/jsmeFH8iJ2.

* Com informações da assessoria de imprensa