Após mais de dois anos de pandemia e com as empresas já voltando a uma certa normalidade com os trabalhos presenciais, uma parte importante dessa retomada ainda está se adaptando ao formato de atuação, muitas vezes híbrido, intercalando a ida até o trabalho com o home office.

Estudantes, sejam do ensino médio ou do superior, precisaram também se adaptar à nova rotina, principalmente, com o trabalho e o contato presencial com outras pessoas. É nesse momento que o elo entre trabalhadores e empresas, precisa ser ainda mais presente.

O Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE-PR) é, justamente, esse elo, pois, possibilita aos estudantes ferramentas indispensáveis de, não apenas retomar, mas também conquistar uma vaga no mercado.

O presidente do CIEE-PR, Antoninho Caron, fala que, mais do que ferramentas tecnológicas, é preciso também fazer com que esses estudantes retomem a facilidade de comunicação e de integração com outras pessoas no ambiente de trabalho.

Para o superintendente do CIEE-PR, Paulo Mira, o próprio Centro fornece a estrutura necessária para que esses jovens consigam ser inseridos no mercado de trabalho. São oferecidos cursos livres e gratuitos para prepará-los.

E como ficam as empresas neste cenário? Antoninho Caron frisa que os estudantes, sejam do ensino superior ou do ensino médio, já chegam dispostos a trabalhar e ajudar na transformação de algumas áreas.

Atualmente, para estudantes do ensino superior e técnico, o CIEE-PR possui mais de quatro mil vagas, principalmente nas áreas de Administração, Pedagogia, Comunicação Organizacional e Direito.

Do total de vagas, mais de 2,3 mil são para Curitiba e Região Metropolitana.

Mais informações sobre o CIEE-PR podem ser obtidas pelo site cieepr.org.br.