Quem vai se abster de carne vermelha e frango nesta Sexta-feira (7) Santa, está na busca pelo peixe para as receitas desta páscoa. No Mercado Municipal, um dos locais mais procurados para a compra dos pescados, o movimento na manhã desta quinta não foi tão alto quanto no mesmo período do ano passado, segundo os lojistas. Paulo Mozer, que é proprietário de uma das peixarias, falou que a procura deve aumentar na tarde desta quinta (6) e manhã de sexta-feira.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) os pescados tiveram variação de 0,3% nos últimos 12 meses até março, em Curitiba. Jaçanã Penteado, fez uma lista dos tipos de peixes para comprar e se assustou quando o valor total ultrapassou os R$600,00.

Campeã de vendas nesta semana, o quilo da tilápia está sendo vendido em uma média de R$55,00 no Mercado Municipal. Essa foi a escolha da Matilde Garibe, que vai aproveitar a Sexta-feira Santa para fazer uma boa refeição e desacansar com a família.

A troca justa feita pelos clientes é indicada pelo Chef Álvaro Krieck, professor do Centro Europeu. Ele explica como é possível driblar os preços mais salgados e substituir os alimentos, mantendo os pratos típicos de páscoa.

A dica final, da nutricionista Natali Marques, é para que as pessoas chequem as condições dos pescados e garantam uma compra de itens realmente frescos com algumas pequenas observações.

A solução então é pesquisar, observar e adaptar o cardápio para cumprir a tradição desta Semana Santa.