A procura por atendimento médico, para pessoas que apresentam sintomas respiratórios, está acima da média nos postos de saúde de Curitiba. Conforme informações da Secretaria Municipal de Saúde, a demanda começou a aumentar há algumas semanas.

Nas últimas cinco semanas, a Secretaria de Saúde de Curitiba registrou procura acima da média por atendimento para sintomas gripais. Somente na última semana epidemiológica, entre 30 de outubro e 5 de novembro, foram contabilizados mais de 9.400 atendimentos respiratórios, 11% acima do esperado para o período.

A secretária de Saúde de Curitiba, Beatriz Battistella, falou sobre a alta dos casos de pessoas com sintomas respiratórios.

Segundo a pasta, a demanda nas unidades de saúde está atípica para essa época do ano. Contudo, essa alta procura por atendimento para pessoas com sintomas gripais não tem representado, até o momento, em agravamento dos casos. A Secretaria Municipal de Saúde informou que há sinal de estabilidade, nas últimas seis semanas, em relação à ocorrência de casos de Síndrome Respiratório Aguda Grave (SRAG).

Sobre a vacina contra a gripe, a Secretaria de Saúde informou que na rede pública o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece o imunizante trivalente. Essa vacina inclui em sua formulação a variante H3N2, que está circulando desde o verão de 2022 no Brasil, além da influenza H1N1 e influenza B. A vacinação contra a gripe é realizada em todas as unidades de saúde de Curitiba. Desde o dia 8 de junho vem sendo ofertada para toda a população acima de 6 meses de idade.

Além da vacinação, a Secretaria Municipal de Saúde orientou sobre os cuidados que as pessoas devem ter, como higienizar as mãos, ventilar os ambientes e usar máscara em caso de sintomas gripais.

A Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) recomendou que quem já tomou a vacina no SUS, a trivalente, após seis meses pode tomar a tetravalente. Entretanto, esse imunizante está disponível apenas na rede particular. Segundo especialistas, quem toma a vacina tetravalente reforça a imunização e garante proteção contra mais uma variante da influenza.