A determinação da prefeitura de Campo Mourão e do Procon da cidade foi pela suspensão da comercialização dos produtos da empresa Bassar Pet Food. Essa foi a forma de prevenir que mais animais sejam intoxicados e consequentemente venham a morrer depois de ingerir os petiscos contaminados.

A diretora do Procon Paraná, Cláudia Silvano, explica que a empresa está recolhendo os produtos.

O alerta aconteceu depois da confirmação da morte de mais de 40 cães em todo o Brasil, em razão da ingestão de petiscos da empresa Bassar Pet Food. Os primeiros registros aconteceram em Minas Gerais e depois foram constatados mais casos em outros estados. Ao todo nove estados registraram mortes ou intoxicação de animais de estimação.

Cláudia Silvano afirma que os donos de cães que adquiriram os produtos da marca devem devolver em pontos de venda, como pet shops e aviários.

Outra cidade em que o Procon adotou medidas de fiscalização, foi em Maringá. Segundo o órgão, estão sendo feitas vistorias em pet shops após a divulgação de que as mortes de cães teriam relação com a ingestão dos petiscos da marca.

Em nota, a Bassar Pet Food explicou que realiza um recall, o recolhimento de todos os seus produtos junto aos seus consumidores e solicita que entreguem no local de venda os itens que já tenham adquirido anteriormente. A empresa também informou que para complementar as investigações oficiais, está sendo finalizado um trabalho de perícia na Bassar Pet Food, em todo o processo de produção e maquinários da fábrica e de todas as matérias-primas utilizadas em seus produtos finais.