A Secretaria da Justiça e Cidadania do Paraná, através do Procon-PR, convocará, nesta semana, as empresas responsáveis por organizar os grandes eventos que têm ocorrido no Estado. O objetivo é garantir o cumprimento da Portaria 35/23, da Secretaria Nacional do Consumidor, que estabelece medidas para assegurar a saúde do público em eventos de grandes proporções, principalmente nos dias de muito calor.

A Portaria 35/23 obriga a instalação de ilhas de hidratação de fácil acesso a todos, em qualquer caso, sem custos adicionais ao consumidor.

Os organizadores também devem garantir a estrutura necessária para resgate de participantes e permitir que os consumidores entrem nos eventos com garrafas de uso pessoal, que possam ser reabastecidas com água, gratuitamente, em bebedouros de fácil acesso.

De acordo com a coordenadora do Procon-PR, Claudia Silvano, mesmo que haja venda de alimentos e bebidas nos eventos, o acesso gratuito à água potável deve ser garantido pelos organizadores.

Morte em show

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, anunciou a portaria neste sábado (18), após a morte de Ana Clara Benevides, de 23 anos, que passou mal durante o show da cantora Taylor Swift, na sexta-feira (17), no Rio de Janeiro.

A jovem foi atendida no Estádio Nilton Santos, o Engenhão, com uma parada cardiorrespiratória e levada ao hospital. A causa da morte ainda não foi esclarecida. O Rio de Janeiro registrou 39,1°C de temperatura na sexta.