A secretaria estadual da Justiça e Cidadania oferece aos cidadãos a possibilidade de renegociar suas dívidas pela internet, por meio de um mutirão online. A iniciativa ocorre até o dia 15 de abril. Poderão ser negociadas dívidas em atraso no cartão de crédito, cheque especial, crédito consignado e demais modalidades de crédito contraídas de bancos e instituições financeiras, que não possuam bens dados em garantia, como financiamentos de automóveis ou imóveis, ou que estejam prescritas.
A ação acontecerá exclusivamente pela internet, através da plataforma de solução de conflitos ou diretamente com o banco no qual o consumidor tem conta ou a dívida. O consumidor terá acesso, ainda, à plataforma Meu Bolso em Dia, onde poderá visualizar conteúdos sobre educação financeira.
Para participar do mutirão online, basta o consumidor fazer o seu cadastro na plataforma Consumidor.gov.br, onde receberá um login e senha. Após o registro, deve fazer o relato de seu problema, devendo informar que deseja participar do mutirão de renegociação de dívidas.
Finalizada esta etapa, o banco ou a instituição financeira tem o prazo de 10 dias para apresentar uma proposta ou resposta para o consumidor. Terminado o prazo para resposta do fornecedor, o consumidor tem 20 dias para avaliar o retorno dado.
Serviço:
Mutirão Online de Renegociação de Dívidas
Onde: Plataforma Consumidor.gov.br
Quando: Até 15 de abril
*Com informações da AEN.
Feito por Lucca Gomes com supervisão de Felipe Harmata