O Procon Paraná emitiu um alerta para que a população se atente sobre propagandas enganosas que podem resultar em crime contra os direitos do consumidor. A ação acontece após duas grandes redes de fast food protagonizarem campanhas que se caracterizaram como propaganda enganosa.

Na ocasição, o Ministério da Justiça e Segurança Pública notificou as redes McDonald’s e Burger King por “suspeita de vender hambúrguer sem o ingrediente principal”.

No caso o Mc Donald’s, o anúncio era do sanduíche McPicanha, no qual a carne do hambúrguer não é de picanha e sim, aromatizada com o sabor. Já o Burger King anunciava o Whopper Costela que, na verdade, é feito com paleta suína.

A chefe do Procon Paraná, Claudia Silvano, explica que é preciso ficar atento, inclusive, em situações subliminares, ou seja, que ficam nas entrelinhas dos anúncios e não são explícitas ao consumidor.

Além disso, no caso dos fast foods citados, a multa pode ser de R$ 700 a R$ 11 milhões.

Por meio de nota, a rede Mc Donald’s disse que está trabalhando para esclarecer os questionamentos levantados pelo Procon, dentro do prazo concedido e que lamenta que a comunicação criada sobre os novos produtos possa ter gerado dúvidas e informa que novas peças, destacando a composição dos sanduíches de maneira mais clara, já estão sendo produzidas.

Já a rede Burger King afirmou que, desde o lançamento do produto, sempre frisou que ele é feito de paleta suína com aroma de costela. No entanto, disse que lamenta pelo ocorrido e anunciou a troca do nome para Whopper Paleta Suína.

Em Curitiba, as reclamações podem ser feitas pelo site consumidor.gov.br ou presencialmente na Rua Emiliano Perneta, número 47, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.