A empresa 123milhas foi notificada pela Coordenação Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-PR), nesta segunda-feira (21), após o anúncio da suspensão de emissão das passagens dos pacotes promocionais comprados, para uso de setembro até dezembro de 2023.

A empresa deu a opção de vouchers para serem usados na própria empresa a partir de 2024, em vez de fazer a devolução dos valores pagos mas a prática é considerada ilegal e fere o Código de Defesa do Consumidor (CDC). A empresa terá 20 dias para responder os questionamentos, e após isso, poderá ser multada entre R$ 900 e R$ 12 milhões.

A coordenadora estadual do Procon-PR, Claudio Silvano, explica que os consumidores lesados devem formalizar sua reclamação de forma online ou presencialmente, na sede de um dos 60 Procons municipais do Paraná.

Em nota sobre o cancelamento do serviço, a 123milhas, por meio de suas redes sociais, lamentou a situação e informou que está “devolvendo integralmente os valores pagos pelos clientes, em vouchers acrescidos de correção monetária de 150% do CDI”, que podem ser usados num prazo de 36 meses a partir da solicitação.

A empresa também explicou que para os consumidores que já receberam passagem, localizador ou e-ticket, a viagem comprada está confirmada e que a suspensão de pacotes é “apenas referente à linha PROMO, e não afeta outros produtos e serviços eventualmente já comprados ou que venham a ser adquiridos pelos nossos clientes”.