O Procon Paraná começou hoje um mutirão online para a renegociação de dívidas com diversas instituições. A diretora do órgão, Claudia Silvano, explica que ele vai funcionar através da plataforma do consumidor e pode ajudar a reduzir juros das cobranças.

De acordo com a última Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) divulgada, o Paraná é o estado brasileiro com mais famílias endividadas, com 95,1%. A média nacional foi de 78%. Mas quando o assunto é conta ou dívida atrasada, cerca de 24,8% dos paranaenses aparecem neste indicador.

82,4% estão endividados com o cartão de crédito, 11,9% com financiamento de carro e 5,3% com a compra de imóveis. Depois vem o crédito consignado (2,2%), crédito pessoal (2,2%) e os carnês (2%).

Segundo o economista Hugo Meza, o principal problema é que as pessoas consideram o crédito como um dinheiro ganho, o que não é verdade e muitas vezes supera a renda total familiar, se tornando impossível o seu pagamento sem juros.

Parte do processo para sair do endividamento, é a renegociação de dívidas e a organização do orçamento, como detalha o especialista.