A Polícia Rodoviária Federal (PRF) desobstruiu o bloqueio no km 5 da BR 277 em Paranaguá nesta quinta-feira (3), desta forma, o fluxo de caminhões voltou a ser liberado na totalidade sentido Porto de Paranaguá. Em nota, a empresa Portos do Paraná informou que a Diretoria de Operações ampliou o período para entradas no Pátio Público de Triagem, para que nenhum caminhão perca o agendamento, em virtude das paralisações.

No início da semana, somente 54 caminhões conseguiram chegar até os terminais para efetuar a descarga de granéis sólidos vegetais para exportação, como soja, milho e farelo de soja. A empresa ainda confirmou que entre a segunda-feira (31) e até o início da manhã desta quinta-feira (3) 672 caminhões foram recebidos. Os dias de menores fluxos foram terça-feira – 56 caminhões – e quarta-feira (2) – 45 caminhões. Nesta quinta – das 0h às 9h – 242 veículos deram entrada no pátio. O fluxo diária do pátio é de 800 caminhões simultâneos.

Agora, a administração portuária afirma que cerca de 1.200 caminhões já estão agendados para esta quinta. Para os próximos dias, os terminais estão realizando novos agendamentos de modo que o fluxo seja reorganizado