O primeiro lote da vacina contra dengue vai ser distribuído para 21 municípios da Regional de Saúde de Londrina e nove municípios da regional de Foz do Iguaçu, no mês de fevereiro, de acordo com o Ministério da Saúde. Crianças e adolescentes de 10 a 14 anos serão o público-alvo inicialmente. A estimativa deste público nestas regiões é de 86.836 pessoas.

Ainda assim, a Secretaria de Estado da Saúde mandou um ofício para o Ministério da Saúde pedindo mais doses da vacina contra a dengue. De acordo com o secretário de estado da saúde, Beto Preto, o pedido de novas doses é feito para que haja o envio para outros municípios em situação crítica, como é o caso de Apucarana e Jacarezinho.

O segundo público-alvo serão os idosos, que não têm indicação de vacinação, neste momento, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O esquema é composto por duas doses com intervalo de três meses entre elas.

As regiões priorizadas são aquelas com mais de 100 mil habitantes, alta transmissão da dengue e com predominância do sorotipo DENV-2.

A Sesa aguarda informações técnicas sobre o quantitativo de doses e a data de entrega para distribuição aos municípios.

De acordo com o último boletim da dengue, divulgado na terça-feira (23), o Paraná soma três óbitos e 16.693 casos confirmados da doença desde o início do período epidemiológico, em julho de 2023.

Os municípios contemplados são Londrina, Cambé, Rolândia, Jaguapitã, Ibiporã, Florestópolis, Bela Vista do Paraíso, Jataizinho, Primeiro de Maio, Sertanópolis, Tamarana, Porecatu, Assai, Miraselva, Lupionópolis, Guaraci, Centenário do Sul, Alvorada do Sul, Pitangueiras, Prado Ferreira, Cafeara, Foz do Iguaçu, Medianeira, São Miguel do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, Missal, Itaipulândia, Matelândia, Serranópolis do Iguaçu e Ramilândia.