A sustentabilidade tão necessária e debatida por especialistas em Meio Ambiente é colocada em prática na construção do primeiro empreendimento multirresidencial com zero emissão de carbono, no Brasil. O edifício Árten está em construção no Bairro Alto da XV, em Curitiba, e despertou a atenção dos consumidores, segundo a incorporadora .
Conforme os empreendedores, o edifício reúne arte, design e tecnologia, mas a compensação das emissões de dióxido de carbono (CO2), desperta bastante interesse. O propósito de zerar as emissões de gases, que causam o efeito estufa, para diminuir o impacto ambiental será feita a partir de investimentos para a manutenção dos estoques de carbono presentes na Reserva Natural das Águas, que pertence à Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação, localizada em Antonina, no Litoral do Paraná. Onde está o maior remanescente contínuo do bioma Mata Atlântica.
O diretor da incorporadora, Gabriel Falavina Dias, disse que os consumidores aderem aos produtos que investem em sustentabilidade.
Falavina também disse há uma parceria com empresa de aplicativo de transporte individual de passageiros, como incentivo aos futuros compradores.
O analista de comércio exterior, João Ramon, explicou o motivo que o levou a comprar um dos apartamentos.
O empreendimento é feito em parceria com três empresas que anunciaram os resultados dos estudos e o plano para compensar 100% das 2.640 toneladas de CO2 emitidas na obra.