O ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, abriu a edição 2024 do Fórum CBN Agro com uma palestra sobre as perspectivas do agronegócio. O primeiro encontro do ano, realizado em parceria pela CBN Curitiba e o Sistema Ocepar, foi realizado nesta segunda-feira (1º) em Curitiba. Ainda haverá edições no segundo semestre em outras seis cidades do Estado.

Durante o evento, Rodrigues destacou o potencial brasileiro no agronegócio mundial, com bons resultados obtidos atualmente. Entretanto, o ex-ministro salientou que o país pode crescer ainda mais, inclusive para garantir a segurança alimentar e eficiência energético, desde que haja estratégias para isto.

O Sistema Ocepar representa as cooperativas do Estado. De acordo com o presidente da instituição, José Roberto Ricken, há uma grande perspectiva para o segmento, especialmente com o anúncio das novidades do Plano Safra, o que deve acontecer ainda nesta semana.

O governador em exercício, Darci Piana, acompanhou a palestra de Roberto Rodrigues durante o Fórum CBN Agro e destacou o desempenho do setor no Paraná.

O secretário de Estado da Fazenda, Norberto Ortigara, lembrou sobre a importância da participação do agronegócio na economia paranaense, mesmo com a perspectiva de resultados do agro em 2024 diferentes dos verificados em anos anteriores.

Natalino Avance de Souza, secretário de Estado da Agricultura, salientou que este é o momento para discutir os avanços do setor.

A Sicoob Sul, cooperativa de crédito paranaense, também esteve presente no primeiro encontro do Fórum CBN Agro em 2024. Segundo o diretor-presidente Reis Alberto de Carvalho Gedra, é fundamental a interação entre as cooperativas de crédito e do agronegócio.

O Fórum CBN Agro tem sequência no segundo semestre de 2024, com as participações de Roberto Rodrigues. O diretor-geral da CBN Curitiba, Amarildo Lopes, enfatiza a importância de levar informações de relevância para todo o Estado.

As próximas edições do Fórum CBN Agro ainda vão contar com a participação do jornalista e professor José Luiz Tejon, outra referência na agricultura brasileira.