O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) alterou a previsão de mínima prevista para o próximo domingo (30) em Curitiba. Antes, os termômetros iriam cair para 0ºC, mas a previsão foi recalculada para 2ºC, com temperatura máxima de 13ºC.

As temperaturas ainda seguem baixas para a capital paranaense e em boa parte do Paraná. Nesta quinta-feira (27), o frio ganhou intensidade na metade sul, especialmente entre o Sudoeste e Centro-Sul, com previsão de geadas fracas. O meteorologista Reinaldo Kneib falou sobre o panorama.

Não houve relato oficial de geada, a princípio. No entanto, o especialista indicou que existe a possibilidade de que as cidades mais ao Sul do Paraná tenham registrado geada. Para ele, as condições meteorológicas para o acontecimento do fenômeno eram favoráveis.

A madrugada de quinta-feira (27) contou com a presença de muitas nuvens sobre boa parte do Paraná, mas com registro de pouca chuva. Nos próximos dias, as temperaturas devem seguir baixas no estado, com chance de geada.

Por conta da geada, Kneib alerta para os riscos que as plantações podem enfrentar. Ele ressalta que os agricultores precisam redobrar a atenção para evitar prejuízos por conta do intenso frio.

O Simepar indicou que o inverno no Paraná deverá ter menores quantidades de chuva no estado e o ingresso de massas de ar frio e seco de origem polar, o que deve causar uma queda acentuada na temperatura nesse período.