De acordo com um estudo realizado pela Confederação Nacional dos Municípios, o Brasil tem 207,7 milhões de habitantes, com base na prévia do Censo 2022. Isso representa uma queda de 2,61% no comparativo com 2021. Os números podem ter reflexos diretos nos cofres dos municípios, porque servem de parâmetro para o Tribunal de Contas da União (TCU) fazer o cálculo do coeficiente do Fundo de Participação dos Municípios em 2023.

Comparado com o ano anterior, mais de 65% (3.631) dos municípios do país tiveram redução de população. Ainda de acordo com esse estudo, o estado do Paraná segue na linha contrária e registrou aumento de moradores em 49 municípios. Em todo país, apenas 382 cidades alcançaram esse resultado.

O presidente da Associação dos Municípios do Paraná, Júnior Weiller, faz uma análise deste momento no estado.

 

Um dos municípios que entrou nesta lista, é Jesuítas, na região Oeste do estado. O reflexo disso poderá ser sentido no equilíbrio das contas públicas.

 

Júnior Weiller explica porque o censo é importante, mesmo que revele índices abaixo dos desejados.

 

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) não conseguiu terminar a aplicação dos questionários em 2022 e a coleta de dados segue em 2023. A nova previsão limita o final de janeiro para conclusão do trabalho.