Em Curitiba, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) – que mede a prévia da inflação oficial – apresentou pequena redução de 0,01% em dezembro. A variação acumulada em 12 meses é de 4,59%. Na variação acumulada dos últimos três meses a inflação foi de 0,25% na cidade. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (28), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo o economista Daniel Poit, apesar da queda na inflação ser quase zero neste mês, o dado é positivo.

Em dezembro, o principal vilão na capital foi o grupo chamado de Artigos de Residência, com alta de 0,96%.

SAIBA MAIS:



A taxa das despesas pessoais também teve uma alta de 0,85% neste mês. O grupo alimentação e bebidas apresentou alta de 0,69%.

Entre as categorias que apresentaram deflação na capital em dezembro está o setor de transportes, com – 0,89% em dezembro, além de habitação, com -0,24% e Comunicação, com -0,08%.

Para o economista, a tendência é de que Curitiba feche o ano com alta na inflação, mas o dado não gera alarme, já que a cidade está em desenvolvimento.

Em todo o Brasil, o IPCA-15 é de 0,40% em dezembro e fecha 2023 em 4,72%. Dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados, sete registraram alta em dezembro. A maior variação e o maior impacto vieram de Transportes. Os grupos Alimentação e bebidas, com alta de 0,54%, e Habitação, alta de 0,48%. As demais variações ficaram entre a queda de 0,46% de Comunicação e a alta 0,56% de Despesas Pessoais.