Curitiba volta a ter recomendação de uso de máscaras em locais fechados ou com aglomeração. As orientações estão em protocolo divulgado nesta sexta-feira (20).

O uso de máscaras em locais fechados ou ambientes com aglomeração voltou a ser recomendado em Curitiba. A orientação está no novo protocolo elaborado pela equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde, com base na alta do número de novos casos e de casos ativos de Covid-19 na capital. A secretária de saúde de Curitiba, Beatriz Battistella, justifica a medida na circulação de uma nova variante do coronavírus.

A indicação vale para transporte coletivo, terminais, estações-tubo, shows, jogos, shoppings, lojas, supermercados e outros lugares onde haja aglomeração.

Beatriz Battistella faz um apelo à retomada dos cuidados preventivos e lembra que a orientação vale para qualquer pessoa que apresente sintomas de doenças respiratórias.

Por causa do aumento da procura nas unidades de saúde, a prefeitura também readequou o sistema de atendimento. Os casos respiratórios serão direcionados para locais exclusivos, no mesmo modelo adotado durante a pandemia.

As consultas agendadas foram suspensas temporariamente. Seguem mantidos os atendimentos à gestantes e crianças, a vacinação, distribuição de remédios e atendimentos odontológicos. A validade das receitas foi estendida, com renovação automática por mais 60 dias nos casos de medicamentos de uso contínuo.

Confira a íntegra do documento neste link:

https://mid.curitiba.pr.gov.br/2022/00344656.pdf