A Prefeitura de Curitiba recebeu nesta terça-feira (24) propostas de 15 empresas interessadas na execução das obras do Lote 2.3 do projeto de requalificação do BRT Leste/Oeste. Desse total, sete propostas cumpriram os requisitos de habilitação exigidos no edital e foram consideradas válidas. A próxima etapa do processo licitatório será a análise da documentação da empresa que apresentou a melhor proposta. O menor valor ofertado foi de R$ 43,6 milhões, o que representa um desconto de 4,3% em relação ao teto estabelecido pelo edital, de R$ 45,58 milhões. A concorrência segue o critério de menor preço.

Mudanças previstas

O Lote 2.3 compreende a reestruturação das canaletas exclusivas da Avenida Sete de Setembro, desde a Avenida Marechal Floriano Peixoto até a Rua Mariano Torres, no Centro. O trajeto segue pela Avenida Presidente Affonso Camargo até a Rua Zeila Moura dos Santos, no bairro Cristo Rei. O projeto inclui também a reforma e ampliação das estações-tubo Eufrásio Correia, Mariano Torres e Rodoferroviária.


SAIBA MAIS


As obras preveem a implantação de pavimento de concreto para o tráfego de ônibus biarticulados, requalificação das vias lentas, adequações nas calçadas e faixas de pedestres, modernização da iluminação pública, implantação de ciclovias, melhorias no sistema de drenagem, paisagismo e nova sinalização viária. A intervenção permitirá a operação do novo Ligeirão Leste/Oeste, com a criação de trechos que possibilitam ultrapassagens entre os ônibus. Estão previstas ainda alterações estruturais, como o desalinhamento da estação Eufrásio Correia, a ampliação da estação Rodoferroviária e o alargamento da canaleta em frente à estação Mariano Torres.

Projeto BRT Leste/Oeste

O projeto BRT Leste/Oeste integra o Programa de Mobilidade Urbana Sustentável de Curitiba e é financiado pelo New Development Bank (NDB). A iniciativa prevê a requalificação de mais de 20 quilômetros de infraestrutura voltada ao transporte coletivo, a modernização de 34 estações-tubo, a construção de dois novos terminais e a preparação do sistema para receber ônibus elétricos.

Com informações da Prefeitura de Curitiba