A prefeitura de Curitiba se pronunciou após uma declaração do prefeito Rafael Greca (PSD) ter ganhado repercussão nas redes sociais nesta quinta-feira (14). Ao ser indagado se a prefeitura iria reembolsar as vítimas que tiveram prejuízos após terem seus carros atingidos por quedas de árvores por conta do temporal que atingiu a cidade na quarta-feira (13), o chefe do Executivo afirmou que a responsabilidade é dos proprietários.

Segundo Greca, a prefeitura controla fitossanitariamente a arborização do município e que ventos fortes podem derrubar árvores. O prefeito apontou, na resposta, que casas e carros devem ter seguro. Fernando Ferreira Rodrigues foi uma das vítimas que teve seu automóvel destruído e que não tinha seguro. Ele assistia a um jogo na Ligga Arena, quando o carro foi atingido pela árvore.

Por meio de nota, Secretaria do Meio Ambiente afirmou que a cidade de Curitiba tem mais de 330 mil árvores em suas vias urbanas, e boa parte delas é antiga, de antes do crescimento da capital. A pasta afirmou que realiza operações de vistoria e poda, conforme critérios técnicos para a preservação de árvores, essenciais para o equilíbrio térmico e da qualidade do ar.

Na nota, a secretaria apontou que o Departamento de Arborização e Produção Vegetal é o responsável pelo plantio e monitoramento delas, e tem os levantamentos de onde se encontram as mais antigas e de maior porte, acompanhando o desenvolvimento periodicamente. As manutenções, segundo a prefeitura, acontecem seguindo critérios técnicos para minimizar, ao máximo, riscos de queda e danos, caso aconteçam.

No caso de danos provocados por quedas de árvores, as solicitações de ressarcimento podem ser protocoladas nas Ruas da Cidadania e serão analisadas pela Secretaria do Meio Ambiente, caso a caso. A pasta afirmou que, mesmo existindo planos de arborização, as árvores estão sujeitas a fatores externos. Mesmo assim, destacou a importância delas para a redução da temperatura, purificação do ar e fauna silvestre.

Ouvinte da CBN Curitiba, Rogério, morador do Água Verde, contou para a reportagem que passou por uma situação parecida. O carro dele foi atingido por fragmentos de um antigo cinema na rua Ermelino de Leão derrubados por conta do vento na cidade. Ele falou sobre a importância de a prefeitura aumentar a fiscalização para evitar que casos do tipo aconteçam.

A prefeitura não se posicionou a respeito da declaração de Greca nas redes sociais. Em caso de dúvidas, a população pode procurar pelo atendimento à população disponível pelo telefone 156. O condutor pode, em caso de necessidade, acionar a Justiça caso o problema tenha sido motivado pela falta de manutenção da árvore por parte da prefeitura.